Traças
As que se caracterizam como pragas são as chamadas popularmente de traças-de-roupa. Possuem grandes distinções fisionômicas em relação a fase jovem e a fase adulta.
Elas só são caracterizadas como pragas em sua fase jovem, uma vez que quando adultas e já desenvolvidas enquanto mariposas, possuem sistema digestivo atrofiado; isso significa que elas só se alimentam enquanto larvas, em sua fase jovem.
Não há estudos que comprovem que as traças fazem mal a saúde, porém devido ao fato de se alimentarem de queratina, o problema acontece quando a fêmea deposita os ovos que se transformarão em larvas em um pedaço de tecido de origem animal, o que vai gerar estragos nas roupas e panos.
Elas se desenvolvem melhor em ambientes quentes e úmidos.Um outro tipo de traça, é aquela conhecida popularmente como traça-do-livro. Também podem se caracterizar como pragas, uma vez que se alimentam de qualquer substância que contenha amido.
Em nossas casas, buscam materiais como roupas, cortinas, lençóis e seda. Como o próprio nome popular diz, elas também podem trazer dor de cabeça para quem possui livros, uma vez que podem se alimentar do amido presente na cola de encadernação, na tinta e até mesmo nas páginas.