Formigas
As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas estão incluídas em uma única família, Formicidae, com 12.585 espécies descritas até 2 de setembro de 2010, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.
As formigas ao contrário do que se pensa, não fazem bem para a vista ao ingeridas, ao invés disso, as formigas são vetores de inúmeras doenças e responsáveis por infecções hospitalares levando muitas vezes o paciente a óbito.
As espécies mais comuns no meio urbano são:
Formiga fantasma:
Pequenas, geralmente fazem trilhas irregulares, andam em zigue-zague e preferem alimentos doces. Podem fazer seus ninho dentro e fora das residências, atrás de azulejos, batentes e rodapés. E não se fixam em um lugar por muito tempo.
Formiga-louca urbana:
Recebe o nome de “louca” devido ao seu andar irregular, quase formando semicírculos. Possuem antenas longas, uma espécie de “nó” na cintura e apresenta uma cor variada que vai do marrom escuro ao preto. Fazem seus ninhos fora e dentro de prédios, atrás de pedras usadas em revestimentos de paredes e atrás de janelas.
Formigas Carpinteiras: Há mais de duzentas espécies desse gênero, originárias de diferentes regiões. São formadas por operárias de vários tamanhos que apresentam coloração que vai do amarelo ao preto. Constroem seus ninhos tanto fora quanto dentro de casa (móveis, portas, paredes e batentes de janela). Alimentam-se, preferencialmente, de alimentos adocicados, mas também podem comer carne e ovos.